Conheça a mitologia da Deusa Bastet

 A Deusa Bastet é a protetora do lar, da vida doméstica, da fertilidade, do parto, dos segredos femininos e dos gatos.

Ela afasta todas as doenças e maus espíritos das mulheres e das crianças.

Conheça mais sobre a deusa egípcia Bastet.

História de Bastet

A Deusa Bastet é filha do Deus do Sol Rá e está intimamente ligada ao conceito do Olho de Rá (o olho que tudo vê) e da Deusa Distante (uma entidade que deixou Rá e voltou para transformar o mundo).

Por essas questões, Bastet era considerada uma divindade solar, exercendo poder sobre os eclipses solares. Depois, quando os gregos chegaram ao Egito, passaram a associá-la com Artemis. Assim, Bastet deixou de ser uma divindade solar para se tornar a Deusa da Lua.

Reverenciada por homens e mulheres da 2ª dinastia do Egito (entre 2890 a.C. à 2670 a.C.)

Bastet era representada pela figura de uma mulher com uma cabeça de leoa.

No entanto, como começaram a associar sua imagem com uma divindade mais agressiva, Os egípcios passaram a suavizar sua representação utilizando-se uma cabeça de gato.

Assim, ela se apresentava mais companheira e ajudante da vida diária, e não mais como uma vingadora selvagem.

Nas representações da deusa egípcia Bastet também encontramos um instrumento musical sagrado em uma de suas mãos, o sistro, que seria uma forma de representar seu amor pela música e pela dança.

Ela também pode ser vista em imagens carregando um Ankh, que é a cruz da vida dos antigos egípcios.

Em alguns lugares, ela ainda aparece com um grande brinco na orelha, um colar e um cesto onde coloca suas crias.

Publicidade:

Adoração aos gatos

No Egito, acreditava-se que os gatos eram a reencarnação da deusa Bastet. Por isso, eles eram tratados da melhor maneira possível, sendo vestidos com joias de ouro e autorizados a comer nos pratos de seus donos.

Fazer mal a qualquer gato era considerado um pecado imperdoável contra a própria deusa e um mau presságio.

Quando os felinos morriam, eles eram mumificados e enterrados em locais reservados para eles.

Na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo, havia muitos templos que cultuam essa deusa, o que acabou enriquecendo a cidade, já que se tornou um local de peregrinação.

Muitas pessoas iam à Bubastis para prestar suas consagrações à deusa Bastet e enterrar os corpos dos seus gatos mortos na cidade.

Inclusive, o próprio nome da cidade, Bubastis, foi dado em homenagem à deusa. Os egípcios antigos tinham esse costume de nomear as cidades com nomes de deuses.

Pode gostar de:

5 fatos interessantes sobre a Deusa Bastet

Acredita-se que a deusa egípcia Bastet tenha dois filhos: Maahes, o deus da guerra com cabeça de leão, e Khonsu, o deus da lua e da juventude;

Todo ano era realizado na cidade de Bubastis um festival em homenagem à Bastet. Esta festividade recebia mais de 700.000 homens e mulheres, excluindo crianças. Os peregrinos chegavam de navio à cidade, vindos de todas as partes do Egito;

O período em que a deusa foi adorada coincide com o momento em que o vinho teve seu maior consumo. Diziam que a euforia do estado de embriaguez agradava Bastet. Ela também era considerada deusa da alegria, da música, da dança e do amor;

Quando os gregos chegaram ao Egito e passaram a associar Bastet à Ártemis, também começaram a considerar Hórus, o deus da guerra e do céu, como irmão de Bastet, já que Ártemis tinha um irmão, Apolo;

Os pesquisadores não chegaram a um acordo sobre a origem e significado do nome Bastet. Alguns acreditam que Bastet significa “a desoladora”, outros já afirmam ser “aquela do frasco de unguento”, já que a palavra “unguento” e “bastet” possuem o mesmo hieróglifo.

Em algumas representações, Bastet aparece lutando com uma serpente chamada Apep, que seria inimiga de Rá, seu pai.

Altar para a deusa Bastet

Se você sente uma forte atração pelo poder e história de Bastet, você pode montar um altar em sua casa em honra a essa deusa, pedindo proteção para o seu lar.

Em um móvel, coloque a imagem da deusa Bastet rodeada por fotos da sua família e de seus gatos. Se você tiver outros animais de estimação, também pode colocar as fotos deles.

Para homenageá-la, você pode acender uma vela de cor verde ou branca. Também pode comprar o incensário da deusa e acender um incenso para proteção, como o de mirra, o de 7 ervas ou o de citronela.

Peça à deusa para que te cubra com seu amor maternal. Como toda mãe felina, sua ferocidade vem à tona quando um de seus filhos é ameaçado.

Publicidade:

  • 【Aço inoxidável 304】Os materiais de alta qualidade o tornam mais durável e resistente à co…
  • 【Capacidade de 3L 】bebedouro para gatos com uma generosa capacidade de 3 litros e linhas d…
  • 【Sistema de filtragem avançado】 bebedouro gato Utilizando a filtragem pré-esponja, juntame…

Leia também:

Quem é a Deusa Shakti? História

A Civilização Atlante

Um Mergulho na Filosofia

Publicidade:

Tags:

animais gigantes Aristóteles Arqueologia Arrependimento baleia-azul Caverna de Platão Citações Cultura curiosidades sobre animais Cérebro Deusas Educação e libertação Egito Espiritualidade Febre Amarela Filosofia Filosofia grega Frases GRANDE FRATERNIDADE BRANCA Grécia Guilhotina História HistóriaDaArte Homem Vitruviano Idade Contemporânea Ilusão e realidade Lendas LeonardoDaVinci maior animal do mundo Meio Ambiente Mito da caverna Mitologia Mitos MonaLisa Música Clássica Natureza oceano Oswaldo Cruz Peste Bubônica Renascimento Revolução Francesa Saúde Varíola Órgãos ÚltimaCeia

Compartilhe esse Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
Categorias
Translate